Serviço especializado em HIV/ AIDS é inaugurado em Fortaleza

O espaço, localizado na Policlínica do bairro Passaré, recebeu o nome de Eraldo Nogueira de Souza, em homenagem ao ativista do movimento das pessoas que vivem com HIV/AIDS

2020

Por Igor Thawen, especial para o Mídia Queer

Na manhã do dia 14 de setembro, o Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o Governador do estado, Camilo Santana, inauguraram a terceira policlínica de Fortaleza, no bairro Passaré. O novo espaço também conta com um SAE – Serviço de Atendimento Especializado para atender pessoas com HIV/AIDS. Em 2017, foi acordado entre o prefeito e o Fórum ONG/AIDS do Ceará que todas as policlínicas de Fortaleza teriam um SAE em suas dependências.

Além disso, a proposta é que todos os novos serviços desta natureza na Capital do Ceará levem nomes de pessoas que faleceram enquanto batalhavam contra o vírus e que contribuíram com a luta do movimento em defesa das PVHA – Pessoas que vivem com HIV/AIDS. Por isso, o SAE recém-lançado leva o nome do ativista Eraldo Nogueira de Sousa, figura importante nesta ação social e que foi partícipe da busca pelos direitos de pessoas com AIDS.

A ideia de homenagear pessoas que lutaram contra a enfermidade foi do vereador Dr. Eron Moreira, presidente da frente parlamentar de luta contra a AIDS. Para a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids do Ceará (RNP+CE), a proposta do vereador, que virou decisão por parte da Secretaria de Saúde de Fortaleza, tem um significado muito importante para o movimento, além de trazer visibilidade para a demanda por prevenção e controle da doença.

“O serviço de atendimento especializado, além de permitir que a nova geração tenha aparato para cuidar da saúde, também resgata a memória de pessoas importantes que fizeram parte do início da luta, que como Eraldo, militava pela sua comunidade em 1990, tempos em que tudo era mais difícil, comparado aos dias atuais”, disse a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – Núcleo doo Ceará – RNP+/CE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here