Jovens LGBTQI+ do interior do Ceará recebem apoio para manterem negócios na pandemia

A ação, que alia acesso a conhecimento, crédito, redes colaborativas e tecnologias, integra as atividades do Programa Jovem Empreendedor Rural

1820
Imagem de julho de 2019, antes da pandemia, quando integrantes do Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais apresentaram seus projetos de negócios. Foto: Arquivo/Adel

Através do projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais, 20 jovens LGBTQI+ de cinco municípios do Ceará (Pentecoste, Apuiarés, Tejuçuoca, Paracuru e São Gonçalo do Amarante) recebem formação sobre empreendedorismo econômico, por meio da difusão de informações sobre crédito, redes colaborativas e tecnologias.

A iniciativa integra as atividades do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), executado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel). Conforme a entidade, a ideia é impulsionar o crescimento de negócios fixados nas comunidades rurais atendidas, de diferentes segmentos ou aqueles que possuam impacto socioambiental.

Para a Diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves, ser jovem LGBTQI+ e viver no meio rural é se deparar com uma realidade de extrema resiliência. “O empreendedorismo, muitas vezes, aparece como a única oportunidade para se sobressair a toda essa hostilidade que o contexto impõe, para que esse jovem consiga construir pontes e desbravar caminhos que o leve a uma melhor qualidade de vida”, ressalta.

O maquiador Simão Castro. Foto: Arquivo Pessoal

Simão Castro, de 25 anos, por exemplo, é um dos beneficiados do programa. Ele mora em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, e trabalha na área de beleza e maquiagem há seis anos. Mas com a crise ocasionada pela pandemia da Covid-19, teve que parar suas atividades e reinventar o seu negócio. “Eu me dedicava mais à área da maquiagem e deixava minha mãe responsável pela parte das vendas. Até que veio a pandemia e tive que mudar meu foco, passei a investir nos cosméticos porque assim era possível continuar empreendendo por meio deles”, explica.

Os conhecimentos adquiridos durante as atividades de capacitação realizadas pelo projeto ajudaram Simão nesse processo. “Durante o Curso de Empreendedorismo e Protagonismo Social aprendi o significado da palavra resiliência. Percebi o quanto ela esteve presente nos últimos meses deste ano. Apesar das dificuldades, replanejei meu projeto de negócio, estou trabalhando estratégias de marketing digital e agora estou focado apenas nas vendas de cosméticos pelas redes sociais”, enfatiza. O jovem, que utiliza seu perfil instagram.com/_simaopedr0/ como principal canal de vendas, também  passou a oferecer consultoria sobre cuidados com a pele, rosto, corpo, dicas de maquiagens, perfumaria e tratamentos; seguindo, é claro, todos os cuidados de proteção que o período exige.

O Programa Jovem Empreendedor Rural

O PJER Diversidade acontece em parceria com o Itaú e a consultoria Mais Diversidade. O objetivo é promover a inclusão socioprodutiva de jovens LGBTQ+ a partir da ampliação de suas capacidades, potencialidades e vocações. No ano passado, a Adel beneficiou 25 jovens rurais por meio do programa, que elaboraram projetos de negócios e/ou de impacto social em suas comunidades, com enfoque em empoderamento e desenvolvimento local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here