Confira como ficam os serviços de transporte, segurança e trânsito na Parada da Diversidade Sexual do Ceará

215

Fotos: Paulo Cavalcanti/SSPDS

Neste domingo (25/06), com concentração a partir das 15h, em frente a Barraca do Joca, na Praia do Náutico (Av. Beira Mar), em Fortaleza (CE), acontece XXII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. Considerada a segunda maior parada do Brasil, perdendo apenas para a de São Paulo, o evento tem uma estimativa de receber um público de 1 milhão de pessoas. O Mídia Queer estará com a sua equipe fazendo a cobertura completa com flashes ao vivo, notícias e muita informação para você que deseja acompanhar tudo em tempo real.

Com o objetivo de proporcionar um tráfego seguro e tranquilo durante o evento a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) divulgou, em coletiva de imprensa, ontem (20/06), os desvios a serem realizados nas ruas de Fortaleza no decorrer do evento.

Já o plano operacional de trânsito terá efetivo reforçado de agentes, 19 veículos extras para a frota de ônibus e tarifa social. A atuação do órgão iniciará no sábado (24), a partir das 23 horas, com a coibição de estacionamento na avenida Beira-Mar no trecho compreendido entre as ruas Paula Barros e José Napoleão.

Segundo o assessor técnico da AMC, Disraelli Brasil, a operação é considerada complexa devido ao grande público que participa. Conforme plano de ação da Autarquia, estarão em atividade 20 agentes de trânsito, oito motocicletas, 23 viaturas e 40 operadores.

“Nós empregaremos um efetivo de 60 agentes de trânsito e operadores de tráfego, que estarão disponibilizados nos bloqueios das ruas e também embarcados em viaturas e motocicletas. A previsão da dispersão é por volta das 23 horas da noite e será garantido o acesso de moradores da Beira-Mar até o início do deslocamento da parada”, afirmou.

A operação de trânsito será executada em duas etapas. A primeira delas terá início a partir das 13 horas da tarde deste sábado. Já a segunda, no domingo, começará às 15 horas. O assessor técnico recomenda que o público que não participará do evento, evite transitar pela região para evitar enfrentar engarrafamento.

“Depois que inicia a parada, todo esse público vai ocupar a avenida e fica inviável o tráfego de veículos mesmo de moradores. Recomenda-se que as pessoas que residem na Beira-Mar possam se adaptar a esses horários. Uma outra recomendação para o público que vai comparecer ao evento é optar pelo transporte coletivo, considerando que haverá um incremento de frota”, orienta.

Trânsito e bloqueios

O bloqueio na via será efetuado às 16 horas, impactando desde a rua José Napoleão até a av. Barão de Studart. Os trios elétricos que participarão do desfile devem seguir pelo contrafluxo da avenida, ou seja, no sentido Mucuripe/Dragão do Mar.
A opção de desvio para os condutores que desejem se deslocar pela área é utilizar a av. Abolição, visto que todos as opções de acesso à av. Beira-Mar serão provisoriamente interditadas. A população pode solicitar atendimento de ocorrências, como irregularidades ou sinistros no trânsito, à AMC pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Segurança

Para garantir a segurança dos participantes da Parada da Diversidade Sexual 2023, das 12 horas da tarde até as 22 horas da noite do dia 25, além do efetivo ordinário, 220 agentes estarão atuando no local, entre eles 163 policiais militares, 43 policiais civis, 14 bombeiros e três guarda-vidas com motos aquáticas. No local, estará em funcionamento ainda uma Delegacia Móvel e a segurança marítima será feita com motos aquáticas dos bombeiros. A Guarda Municipal de Fortaleza também estará a postos, dispondo de 48 agentes no sábado, 24, e outros 50 agentes no dia do evento.

Tarifa Social no dia da Parada

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará a frota ordinária com 19 veículos reservas no próximo domingo (25). A integração física tarifária e o uso do Bilhete Único poderão ser utilizados para se deslocar até o local do evento. Os passageiros que queiram utilizar o transporte público, poderão dispor de 16 linhas que passam no entorno do evento. A Etufor salienta ainda que outra vantagem ao ir de ônibus é o desconto da Tarifa Social, em que todos pagam pelas passagens R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (meia).

Ônibus que passam próximo a Av. Beira-Mar:

011 – Circular I
012 – Circular II
051 – Grande Circular I
052 – Grande Circular II
071 – Antônio Bezerra / Mucuripe
077 – Parangaba / Mucuripe
078 – Siqueira/Mucuripe/ED
130 – Vila do Mar / Náutico II
711 – Barra do Ceará / Cais do Porto
752 – Caça e Pesca / Centro
901 – Dom Luís
905 – Meireles / Centro
906 – Caça e Pesca / Serviluz / Centro
907 – Castelo Encantado / Centro
001 – 055 – Corujão/Grande Circular I
002 – 056 – Corujão/Grande Circular II

Acompanhe tudo sobre a Parada no Mídia Queer:
Site: https://midiaqueer.com/
Instagram: https://www.instagram.com/midiaqueer/
Facebook: https://www.facebook.com/midiaqueer

Texto por Thiago Marinho, com informações do Jornal O Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here