Bacurau, filme com herói bixa, terá transmissão gratuita no YouTube

2312
Foto: Divulgação

O Dia do Cinema Brasileiro, celebrado na sexta-feira (19), começa a ser comemorado nesta quinta (18) com a exibição gratuita no YouTube do filme Bacurau, produção nacional indicada à Palma de Ouro e vencedora do prêmio do júri no Festival de Cinema de Cannes. A transmissão começa às 20h (horário de Brasília) no canal da rede Telecine na plataforma de vídeos.

Entre os grandes destaques de Bacurau está a personagem Lunga, interpretada pelo ator cearense Silvero Pereira, que, com seus apliques e visual baphônico, chama a atenção em suas aparições no filme de Kleber Mendonça Filho.

LUNGA (contém spoiler)

Com unhas pintadas, facão na mão e sede na garganta, a personagem rompe com o binarismo de gênero e toda a tirania que toma o Brasil. Foto: Divulgação

À la Mad Max e numa referência aos cangaceiros, Lunga é o grande herói do filme, ao liderar a resistência à invasão de uma pequena cidade do sertão brasileiro, realizada por assassinos e exploradores estrangeiros.

Mas Lunga não é qualquer herói. É um herói bixa, queer, revolucionário sob a perspectiva social e para a ideia de heteronormatividade.

Lunga e outros corpos dissidentes – mulheres e homens negros, sertanejos, idosos, jovens e crianças – enfrentam snipers arianos, fascistas, que querem se apoderar do vilarejo com a anuência do prefeito da pequena cidade. Tudo a ver com a narrativa atual sobre o Brasil.

Foto: Divulgação

Visto como uma grande caricatura da resistência popular, Bacurau é o Brasil preto, mulher, LGBTI+ e periférico, que reclama a morte de seus símbolos, como Marielle Franco.

Para conferir a transmissão ou ativar o alerta para quando ela for começar, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here