Correntes internas e militantes independentes do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), em Fortaleza (CE), apresentam o nome da escritora Helena Vieira como pré-candidata à prefeitura de Fortaleza.
Helena é militante dos direitos humanos, ativista trans, escritora, estudou Gestão de Políticas Públicas (USP) e foi assessora no mandato do deputado estadual Renato Roseno (Psol) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
De acordo com o grupo que apresentou Helena, ainda vão acontecer os debates internos que definirão oficialmente o nome que vai representar o partido na disputa ao Paço Municipal este ano.
O manifesto de lançamento da pré-candidatura reforça a posição de que o Psol deve ter candidatura própria no pleito municipal de 2020 como tática para enfrentar o Bolsonarismo e para ter mais força na disputa para a Câmara Municipal.
“Não há divisões internas nesse sentido e a disposição de Helena Vieira se apresenta como reforço para a composição da chapa ao lado de outros bons e representativos nomes”, disse o agrupamento.
Helena Vieira afirma que há um enfraquecimento das clássicas referências de esquerda e destaca a vitória, na última eleição, de parlamentares que representam os anseios conjunturais por renovação e que colocaram o PSOL num lugar estratégico.
“Elegemos, nos últimos pleitos candidaturas jovens, negras, de mulheres e LGBTs, que, na atual conjuntura, revelam e assumem o protagonismo no combate ao fascismo e na defesa da classe trabalhadora, do precariado e das multidões de sujeitos subalternizados e pauperizados”, frisa.
A escritora afirma que o Psol é, neste momento, quem tem as melhores condições de apresentar à sociedade um projeto político de esquerda e verdadeiramente emancipatório.