Mona, “precisamos falar sobre o Kelvin”! Afinal, um representante do Vale vem roubando a cena em “Terra e paixão”, novela das 21h da Globo. Com suas roupas curtas e coloridas, Kelvin, interpretado por Diego Martins, dá vida àquele meme: “Finalmente histórias sobre gays trambiqueiras. Ninguém aguenta mais só história de gay sofrendo. Queremos mais gays assim, gays empinando de moto, gay dando tiro etc”.
Nos primeiros capítulos da trama de Walcyr Carrasco, Kelvin já chamava atenção como um garçom simpático e bem-humorado, que dispara shades e vive um relacionamento amoroso secreto com o capanga Ramiro (Amaury Lorenzo). Agora, a gata está se unindo ao boy para dar um golpe (e dizem os spoilers que não será o último).
Nesta semana, a personagem não pensou duas vezes antes de roubar o rascunho do testamento da patroa Cândida, vivida por Susana Vieira, assim que a diva da casa noturna em que trabalha cantou para subir.
O motivo? Pura inveja, miga! A bee ficará revoltada ao descobrir que a veterana deixou o bar para Luana (Valéria Barcellos). Antes de cometer o crime, Kelvin vai desabafar com Ramiro. O garçom afirma que perderá o emprego caso o desejo da ex-patroa se realize.
É ai que Ramiro sugere que Kelvin roube o documento, mas Cândida acaba falecendo antes. No entanto, numa reviravolta digna de novela, o garçom acaba encontrando, sem querer, o papel que precisava. Isso aconteceu enquanto ele arrumava a cama da veterana logo após a tragédia.
Nas redes sociais, telespectadores elogiam a abordagem divertida:
Lady Whistledown @JeferNews: “Tô amando que o Kelvin tá resignificando o meme das “Gays trambiqueiras” a leveza que esse personagem traz pra essa novela pesada 😂😂”
Helmer Massau @helmermassau “‘Você tem que sumir com esses papéis’. Shippando Kelvin e Ramiro, dois pilantras… Amaury e Diogo estão excelentes na condução dos personagens. Transbordam química! #TerraEPaixão”
Em um país onde a violência contra a comunidade LGBTQIA+ ainda é alarmante e em meio a discursos retrógrados na política, a escolha de uma representação queer diferenciada, com protagonismo e múltiplas facetas, tem deixado o público animado. Já estávamos acostumados com dramas e histórias que denunciam a LGBTQIAfobia, e essa abordagem divertida é refrescante, mas sem ignorar as violências enfrentadas por gays no interior do Mato Grosso do Sul, que também compõem a persona de Kelvin.
“O Kelvin é divertido, impulsivo, tem medos e ambições, quer chegar longe e é muito solitário. Tudo ao mesmo tempo”, define ator Diego Martins.
Também surgem críticas. Parte do público na web mostrou preocupação sobre o quanto Kelvin reforça estereótipos sobre homossexualidade, fazendo rir com uma caricatura gay. No passado, outros personagens de Walcyr Carrasco como Félix (Mateus Solano), de “Amor à vida”, e Crô (Marcelo Serrado), de “Fina estampa”, deram margem para essa discussão.
Martins, que é gay e drag queen premiada, defende a personagem, que, na sua visão, tem ido muito além disso. “Tenho levado o Kelvin para outros lugares”, afirma em entrevista para o jornal O Estado de Minas.
“As pessoas julgaram pela capa mesmo. Sou gay desde que me entendo por gente, então estou brincando, debochando, não quero mais do mesmo”, diz, acrescentando que sua referência é a influencer Nicole Bahls. “Ela é espontânea, tem o tempo de fala dela e tem esse mesmo deboche”.
Cyr, queremos mais dessa fic de Kelvin e Ramiro. Amamos uma linha “O Segredo de Brokeback Mountain” bandido.