22ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará será no dia 25 de junho

208
PARADA LGBTQIA+ 2018 / FOTO: MARCOS ADEGAS/FETAMCE

No dia 25 de junho de 2023, a cidade de Fortaleza será palco da XXII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. Com o tema “VRAAAAAAHH! Todes nas lutas por políticas públicas: por quem se foi, por quem está e por quem virá”, o evento promete reunir milhares de pessoas para celebrar a diversidade e reafirmar a importância da luta por direitos igualitários.

Organizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), em parceria com o movimento LGBTQIA+ do estado, a Parada pela Diversidade Sexual do Ceará se estabeleceu como um dos maiores e mais influentes eventos LGBTQIA+ da região Nordeste. A cada ano, ganha força e se consolida como um espaço de visibilidade, resistência e mobilização.

De acordo com a organização, o tema escolhido para a XXII edição da Parada reflete a necessidade contínua de reivindicar políticas públicas inclusivas para a comunidade LGBTQIA+, além de honrar a memória daqueles que lutaram antes, destacar as conquistas alcançadas até o momento e fortalecer a determinação para garantir um futuro mais igualitário e acolhedor.

O evento contará com uma extensa programação, que inclui a tradicional passeata pela Beira Mar de Fortaleza, com trios elétricos e performances artísticas, além de discursos e apresentações de personalidades e artistas locais e nacionais. Também serão realizadas atividades culturais, exposições, debates e apresentações de grupos de dança e música, proporcionando um ambiente diversificado e inclusivo para todos os participantes.

Para mais informações sobre a XXII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, acompanhe as redes sociais do Grupo de Resistência Asa Branca (www.instagram.com/grabasabranca) e do movimento LGBTQIA+ do estado.

Orgulho LGBTQIA+

A escolha do mês de junho para a realização da parada está diretamente relacionada ao fato desse ser o mês do Orgulho LGBTQIA+. Junho é marcado por diversas manifestações ao redor do mundo em comemoração e solidariedade à comunidade LGBTQIA+. A data tem suas raízes no levante de Stonewall, que ocorreu nos Estados Unidos em junho de 1969 e marcou o início de uma série de protestos pela igualdade de direitos e contra a discriminação enfrentada por aqueles que ousam recusar a cis-heronormatividade. Desde então, o mês de junho tornou-se um momento de celebração, reflexão e luta pelos direitos das dissidências sexuais e de gênero.

Sobre o Grab

O Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) é uma organização que luta pelos direitos e pela inclusão da comunidade LGBTQIA+ no estado do Ceará. Fundado em 1998, o Grab desenvolve ações de visibilidade, apoio e conscientização, buscando promover a igualdade e a justiça social para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual e identidade de gênero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here