O Mídia Queer é um jornal digital que tem o objetivo de produzir conteúdo aprofundado, crítico, reflexivo, ético, humanizado, independente e de interesse público sobre universo LGBTI+ (lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual, intersexual e queer).
Nossa produção editorial privilegia o rigor e a qualidade da informação e tem como principal motivação construir um jornalismo que promova o respeito e a defesa dos direitos humanos fundamentais, a igualdade de direitos, a dignidade e o valor das pessoas.
Produzimos informação aprofundada e plural contra o machismo, a homofobia, o sexismo e todas as demais formas de violência, por meio de uma abordagem popular e inovadora.
Trabalhamos com uma diversidade de formatos como materiais interativos, vídeos e podcasts, colocando a experiência do usuário no centro da produção.
Somos QUEER sim! Aqui, a palavra adquire um teor político. Fazemos a ressignificação deste termo historicamente tido como pejorativo para designar uma ordem identitária plural, que rompe com as formas de vida impostas pela sociedade heteronormativa.
Assim, a leitura de queer passa a ser a de uma nomeação popular para os corpos e afetos dissidentes do patriarcado, do binarismo de gênero e da heterossexualidade compulsória.
Fazemos, portanto, uma mídia de corpos dissidentes, um jornalismo queer, um jornalismo dissidente!
O nascimento
O Mídia Queer é uma iniciativa independente, financiada com recursos próprios do jornalista Rafael Mesquita, que gestou o projeto em 2019.
O desenvolvimento e implantação do site contou com apoio do Edital de Economia Criativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE.
Em sua fase inicial, o jornal digital é mantido por uma equipe de profissionais que atua de forma colaborativa.
APOIE – ASSINE – ANUNCIE